|

Pesquisar
Close this search box.

Leão Rosário – uma homenagem brasileira ao grande Shakespeare

Celebrando 50 anos de carreira, o ator Adyr Assumpção transcreve a tragédia shakespeareana Rei Lear para o ambiente da costa atlântica do continente africano.

Rei Lear é um texto escrito por William Shakespeare já em sua maturidade. Conta a história de um soberano com três filhas e que divide o reino em três partes, deixando a melhor parte para sua herdeira preferida. Não obstante, ao pedir elogios, as duas mais velhas rasgam-se em loas ao velho pai, enquanto a preferida apenas diz que não tem palavras para elogiar alguém a quem ama tanto.

Transcrita para o ambiente africano, os nomes são mudados, mas a trama permanece. O rei perde o gosto por governar e quer dividir o reino entre as três filhas. Adyr transforma essa tragédia em solo teatral (não chamo de monólogo, porque há vozes gravadas fazendo o diálogo com o personagem principal). Além disso, traz elementos artísticos do fabuloso Arthur Bispo do Rosário.

Há, em minha modesta opinião, apenas um senão: utilizou como base a tradução de Millor Fernandes. Para mim, a pior de todas as traduções de Shakespeare para o idioma pátrio.

No mais, luz, cenário, movimentações e interpretação de Adyr fascinantes. O figurino é uma personagem em si mesma e dialoga com a loucura final do rei e de seu bobo. Por conta disso, somos transportados para o teatro em seu estado mais sublime.

Em cartaz no CCBB de Brasília, deve ser visto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *