LITERATURA

Cem Anos de Solidão

Depois de longa espera, os fãs de Gabriel Garcia Márquez poderão se deliciar com a adaptação do totêmico romance, Cem Anos de Solidão, para o audiovisual.

A Netflix lançou este final de 2024 a série baseada no romance vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o monumental Cem Anos de Solidão. Escrito pelo colombiano Gabriel Garcia Marquez, o romance narra a saga da família Iguarán-Buendia. O patriarca José Arcadio Buendia, um visionário, entra em conflito com um dos parentes da esposa, por conta de questões nupciais e o assassina. Por causa desse crime de honra, ele se vê forçado a deixar o povoado de origem e se estabelecer em outra região.

Cem Anos de Solidão

No início, eles saem em busca do mar, mas não o encontram. Todavia, encontram um lugar calmo, ao lado de um rio de águas cristalinas e ali se estabelecem. Está fundada a mítica Macondo. O casal José Arcadio Buendia e Úrsula Iguarán Buendia são os principais. Úrsula havia dado à luz um dos principais personagens dessa saga, o Coronel Aureliano Buendia, durante a penosa travessia.

Marquez narra a saga de toda a família, geração após geração, aventuras, desventuras, filhos e filhas com nomes repetidos e uma saga caribenha com muitos lances de realismo mágico. Aliás, este é um dos romances mais representativos desse movimento.

Ainda não sei como serão os outros capítulos, mas já se sabe que a primeira parte da previsão do cigano Melquíades, traduzida em aramaico, se cumpre: o primeiro da dinastia morrerá amarrado a uma árvore.

Dividida em duas partes, os primeiros oito episódios já estão disponíveis. Eu já vi 3 e, como já li o romance 18 vezes, posso garantir que a adaptação é um primor.

Acompanhe o trailer Clique aqui

Deixe um comentário