|

Pesquisar
Close this search box.

ARTE

circa 1805: German composer and pianist Ludwig van Beethoven (1770 – 1827). Original Artwork: Engraving after painting by Kloeber (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

Hoje é aniversário do grande Ludwig van Beethoven, um dos compositores que mais amo. Ele tem o condão de me transportar para zonas inimagináveis da imaginação. Como estou lendo atualmente, junto comum seleto grupo de amigos, o dr. Fausto, do Thomas Mann, em que Beethoven é citado multiplamente acabei voltando a ouvir com mais freqüência e novamente me encantar a cada acorde, cada nota.

Houve até um episódio, ainda no tempo do walkman. Isso deve ter acontecido por volta de 1989, 1990. Eu morava em Brasília e pedalava diariamente no Parque da Cidade, uma ciclovia ótima, de 10 Km de volta. Estava eu pedalando e ouvindo a 5ª Sinfonia no walk man e fui transportado, não sei explicar. O que sei é que saí da pista e bati numa árvore. A sorte é que eu devia estar em baixa velocidade, porque a bicicleta não estragou e eu caí de boas na grama.

Hoje o segundo caderno do Globo traz uma matéria ótima sobre a celebração, mas o texto é restrito a assinantes.

Não obstante, no site, há um link público, com 16 músicas para se apaixonar por Beethoven. Espero dividir com vocês essa paixão.

https://oglobo.globo.com/cultura/musica/16-musicas-para-voce-se-apaixonar-por-beethoven-1-24799022

PARABÉNS, LUDWIG VAN BEETHOVEN! Sua obra encantadora transcende o tempo e o espaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *