|

Pesquisar
Close this search box.

Ninguém pretende morrer, mas quem deseja viver para sempre?

24/01/2021

Original em https://mobdica.com/cine/ninguem-pretende-morrer-mas-quem-deseja-viver-para-sempre/


Quando estiver conversando com os seus amigos fãs de cinema em alguma live, pergunte sobre os grandes filmes de ficção científica e fantasia dos anos 80, as chances são de que Highlander (1986) apareça entre um dos primeiros mencionados. Se pensarmos na quantidade de amor e respeito que este filme tem nos corações de milhões de fãs de cinema ao redor do mundo, mesmo que ele tenha sido um fracasso de bilheteria, vamos perceber que Highlander – O Guerreiro Imortal é eterno como Connor MacLeod.

Eu estou na turma que assistiu o filme no cinema e fico impressionado que ele tenha sido um fracasso mundial de bilheteria, pois no Brasil as sessões estavam sempre lotadas, aliás como qualquer outro filme que passava na década de 80.

Dirigido por Russell Mulcahy, que era mais conhecido por seu trabalho em videoclipes para nomes como Duran Duran e Ultravox, o filme se concentra no Highlander Connor McCloud, interpretado por Christopher Lambert, que durante uma batalha ao lado de seu clã, no ano de 1536, descobre que não pode morrer. Para controlar esse poder ele é treinado pelo também imortal Ramirez -Sean Connery, que se torna um professor de Connor, aprimorando sua habilidade com a espada e educando-o sobre o desafio final dos Highlanders.

Esse desafio é um conflito milenar entre os imortais, no qual só pode haver um vencedor. A única maneira de um imortal ser morto é a decapitação e o último guerreiro de pé ganha o prêmio. A jornada de Connor o leva através dos séculos até Nova York em 1986, onde ele deve enfrentar seu adversário final, o guerreiro Kurgan, interpretado por Clancy Brown.

Além de ser uma fantasia épica de ficção científica com um grande elenco e trilha sonora matadora, parte do apelo do filme é certamente os seus temas de imortalidade, angústia existencial e amor eterno. Esse enredo faz com que o espectador pense sobre sua própria existência. Aparentemente, nenhum de nós quer morrer, mas quem realmente deseja viver para sempre?

Através dos olhos de Connor McCloud, percebemos que a imortalidade é talvez mais uma maldição do que uma bênção. A morte é inevitável para todos e ser imortal só causa a dor, pois durante o filme MacLeod acompanha o seu amor eterno, Heather MacLeod, envelhecer e morrer.

Highlander foi filmado no Castelo Eilean Donan na Escócia e teve uma fotografia magistral, mas o que realmente tem um destaque enorme nesse filme, é a trilha sonora impressionante e icônica da banda Queen. O trabalho da banda complementa perfeitamente a narrativa com a emocionante e triste Who Wants To Live Forever e o rock pesado, de bater cabeça, com o tema do personagem Kurgan, Gimme the Prize.

Mas o principal destaque dessa trilha inesquecível, é uma das canções mais famosas do Queen, A Kind of Magic, que aparece durante o filme, ligeiramente diferente e depois é tocada no final, nunca deixe o filme antes dos créditos finais. A letra dessa música é de Roger Taylor e foi inspirada totalmente no roteiro do filme. Outra música que faz parte do filme, Princes of the Universe , fez parte também da trilha sonora da série de TV, Highlander, em 1992.

Highlander é um filme que merece ser reinventado para os dias atuais e vai crescer muito com a possibilidade de efeitos especiais mais tecnológicos e ficará sensacional se for filmado em 4K. Mas sua trilha sonora tem que permanecer a mesma, com o Queen e a voz imortal de Freddie Mercury.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *