|

Pesquisar
Close this search box.

CINEMA

Sobre Meninos e Lobos: o passado pode ser um eterno pesadelo


Mystic River é o romance que deu origem ao filme Sobre Meninos e Lobos, uma história que investiga cantos sombrios da mente humana.

Sobre Meninos e Lobos

Sean Penn no filme Sobre Meninos e Lobos

Denis Lehane é um escritor estadunidense, de ascendência irlandesa, autor de diversos livros e, dentre estes, Mystic River. Este romance trata de dois assuntos delicados: a propensão ao crime e a pedofilia. Adaptado para o cinema por Clint Estwood, conta, nos papéis principais, com as brilhantes atuações de Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon.

O trio de amigos de infância, separados por questões econômicas e pelas rotas que a vida impôs a cada um, são reunidos depois de adultos por conta de uma tragédia familiar. Quando crianças, Dave (papel de Tim Robbins) é forçado a entrar num carro de estranhos, que se diziam policiais. Raptado, ele é molestado, mas consegue fugir. Jimmy e Sean (Sean Penn e Kevin Bacon, respectivamente) veem, sem muita reação, já que têm apenas 11 anos e nenhuma maturidade, o amigo entrar nesse carro.

Anos mais tarde, já adultos, encontramos Jimmy como proprietário de uma loja de conveniência, Sean, um policial com problemas matrimoniais e Dave pulando de emprego em emprego, casado e com um filho.

Mystic River fica em Boston

A história se desenvolve dinamicamente no romance Sobre Meninos e Lobos, pois acompanha as vidas dos três personagens, reagrupados novamente após a morte trágica de Katie, filha mais velha de Jimmy. Uma ligação para o serviço de emergência relata um carro aberto, com manchas de sangue e passa o endereço. Porém, quem assume a investigação é o policial Sean, famoso na polícia por encontrar sempre uma solução rápida para os casos a ele entregues.

As suspeitas rapidamente recaem sobre Dave e uma série de erros e mentiras impulsionam o romance em direção a um trágico desfecho. Enquanto lia o livro, eu refletia sobre essas questões importantes da dramaturgia e da literatura – algo que há tempos me incomoda. É quase sempre uma mentira que dá sentido às histórias. Assim é também em nossas vidas. Quantas vezes temos de mentir para escapar de situações embaraçosas?

O passado sombrio retorna

A partir de agora, haverá revelações, tanto do romance, quanto do filme. Continue se, como eu, não ligar para isso. A verdade nos liberta é um versículo do evangelho de João, talvez o mais importante de todo o livro sagrado para os cristãos. Jimmy é católico e a tragédia ocorre na véspera da primeira comunhão da filha dele com Annabeth. No filme, Annabeth revela uma certa antipatia por Katie, o que não transparece no livro, talvez porque o romance não dê tanta importância a esta personagem até o final.

Ao mesmo tempo, Celeste Boyle (vivida no filme por Marcia Gay Harden), está desconfiada que Dave, seu marido, é o assassino de Katie. Isso porque, ao chegar em casa na madrugada, Dave estava coberto de sangue. Para justificar a situação que chega em casa, Dave inventa uma história estapafúrdia. Segundo ele, teria sofrido uma tentativa de assalto e, na reação, feriu o assaltante.

Livro e filme têm pequenas diferenças

Quem acompanha o romance também não tem ideia do que acontece com Dave, pois é uma revelação que vemos apenas no final, mas que tem relação com a cena inicial. Não obstante, as suspeitas de Celeste crescem. Ela o abandona, tem medo da violência do pacato Dave, uma faceta que ela não conhecia. Isso também é algo que o filme não consegue esclarecer.

Na película, ela vai a Jimmy e fala de suas suspeitas. No romance, isso fica subentendido, mas a narração vai nos dizer que Jimmy era um bandido perigoso e muito inteligente. Pois ele era líder de uma gang de assaltantes e foi entregue à polícia pelo pai de Brendan Harrys (o namorado de Katie). Como vingança, Jimmy o mata e joga o corpo no rio que banha Boston e dá nome ao enredo.

Jimmy, então, quer vingar a morte de Katie e, na crença cega de que Dave é o assassino da filha, o executa. Ao mesmo tempo, Sean ouve novamente a gravação do pedido de socorro e reconhece a voz do garoto, o amigo de John Harrys, irmão de Brendan, que não fala. A perícia revela que a bala é igual a disparada pelo pai dos garotos, em um assalto ocorrido 15 anos antes. Sean, então, liga as duas situações e vai atrás do irmão de Brennan, que confessa ter matado Katie.

Sobre Meninos e Lobos

Pôster oficial do filme

No entanto, enquanto isso acontecia, Jimmy dava cabo de Dave. Descobrimos aí que Dave ainda sofre com as conseqüências do abuso sofrido quando criança e que tenta suprimir seus desejos pedófilos. Nessa luta percebemos um adulto, relacionado ao garoto, que vai ao carro e mata o criminoso, para depois esconder o corpo no porta-malas. Pois Dave não consegue enfrentar os seus próprios traumas e muito menos falar com a esposa a razão pela qual ele bate no homem até mata-lo.

Certamente porque Dave ainda percebe que o seu passado sempre será um eterno pesadelo em sua existência e na vida dos seus amigos.

Sobre Meninos e Lobos está disponível no Prime e o livro na Amazon – Compre Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *