|

Pesquisar
Close this search box.

CINEMA

Os Intocáveis – a incrível história de Eliott Ness

Baseado num livro autobiográfico, Os Intocáveis conta a história por trás da apreensão feita pelo agente federal Eliott Ness na perseguição ao mafioso Al Capone.

Os intocáveis reunidos

O filme, dirigido pelo mestre Brian de Palma, conta com um elenco estelar: Kevin Costner, na época o queridinho de Hollywood, no papel de Eliott, Sean Connery, no papel do incorruptível policial Malone, Andy Garcia, no papel de Giuseppe Petri (George Stone), Charles Martin Smith como Oscar Wallace e o irretocável Robert De Niro, vivendo a pele do mais famoso mafioso de Chicago, Al Capone. Essa constelação para contar a batalha do impoluto Ness contra a corrupção generalizada infiltrada em vários órgãos da polícia e do judiciário da cidade.

A proibição como arma para parar o vício é ineficaz

Na época, estava em vigor o estatuto da proibição, conhecida como Lei Seca. É um dos maiores exemplos de que proibir os vícios humanos é a pior estratégia, porque os criminosos vão enveredar pelo contrabando para saciar a sede de diversão do povo. Eu, particularmente, tenho a teoria de que, como a vida é sempre muito ruim, todos nós temos o desejo de escapar da realidade e, por isso, nos embriagamos.

Isso me faz pensar na política antidrogas adotada no Brasil. Afinal, vemos muita gente usando entorpecentes, principalmente nas rodas mais abastadas, e nada da polícia fazer uma batida ali. Não obstante, com a desculpa do combate às drogas, a polícia invade comunidades a torto e a direito, causando uma imensa quantidade de perda de vidas. Seria bom ver esse tipo de atitude policialesca também quando um helicóptero com meia tonelada de cocaína, pertencente a um senador da república, despenca.

Eliot Ness queria acabar com a corrupção

Mas voltando ao thriller policial Os Intocáveis, o famoso chefe da máfia é perseguido por um bando de agentes especiais dos EUA. O Bureau of Prohibition apelidado de Intocáveis. Esse grupo era liderado por Eliot Ness. Os outros Intocáveis são Jim Malone, George Stone e Oscar Wallace. Baseado num livro de memórias escrito por Ness e Oscar Fraley, a película tem lances incríveis, tomadas maravilhosas e uma homenagem ao imenso Eisenstein, na cena da escadaria. Em meio a um tiroteio, na estação de trem, uma mulher perde o controle de um carrinho de bebê, que desce descontroladamente uma longa escadaria. Cena icônica do Encouraçado Potenkin.

Cena inesquecível do filme Os Intocáveis

Mais um paralelo com o Brasil, porque aqui também, e cada vez mais, as milícias vêm agindo com o mesmo método que a Máfia daquela época em Chicago, pois vendem proteção contra si mesmos. A região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo alguns noticiários, é a mais afetada pela prática miliciana, mas eles estão rapidamente se espalhando pelos outros pontos do Brasil.

Curiosidades da vida real

Mas há uma curiosidade: apesar do filme focar em Eliot Ness e AlCapone, na vida real  a dupla nunca se viu pessoalmente. Pois isso só aconteceu quando Capone apareceu no tribunal. O mafioso passou grande parte de sua sentença em Alcatraz. Enquanto estava na famosa penitenciária de São Francisco, ele sofria de sífilis e deterioração mental. Por isso ele recebeu liberdade condicional, devido à sua saúde precária, e acabou morrendo em janeiro de 1947.

Alguns anos após o fim da Lei Seca, em 1933, Eliot Ness passou a supervisionar a segurança pública em Cleveland, onde se tornou um policial moderno. Em 1947 ele concorreu, mas sem sucesso, a prefeito. Eliot Ness morreu uma década depois, aos 54 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *