Mystic River é o romance que deu origem ao filme Sobre Meninos e Lobos, uma história que investiga cantos sombrios da mente humana.
Sean Penn no filme Sobre Meninos e Lobos
Denis Lehane é um escritor estadunidense, de ascendência irlandesa, autor de diversos livros e, dentre estes, Mystic River. Este romance trata de dois assuntos delicados: a propensão ao crime e a pedofilia. Adaptado para o cinema por Clint Estwood, conta, nos papéis principais, com as brilhantes atuações de Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon.
O trio de amigos de infância, separados por questões econômicas e pelas rotas que a vida impôs a cada um, são reunidos depois de adultos por conta de uma tragédia familiar. Quando crianças, Dave (papel de Tim Robbins) é forçado a entrar num carro de estranhos, que se diziam policiais. Raptado, ele é molestado, mas consegue fugir. Jimmy e Sean (Sean Penn e Kevin Bacon, respectivamente) veem, sem muita reação, já que têm apenas 11 anos e nenhuma maturidade, o amigo entrar nesse carro.
Anos mais tarde, já adultos, encontramos Jimmy como proprietário de uma loja de conveniência, Sean, um policial com problemas matrimoniais e Dave pulando de emprego em emprego, casado e com um filho.
Mystic River fica em Boston
A história se desenvolve dinamicamente no romance Sobre Meninos e Lobos, pois acompanha as vidas dos três personagens, reagrupados novamente após a morte trágica de Katie, filha mais velha de Jimmy. Uma ligação para o serviço de emergência relata um carro aberto, com manchas de sangue e passa o endereço. Porém, quem assume a investigação é o policial Sean, famoso na polícia por encontrar sempre uma solução rápida para os casos a ele entregues.
As suspeitas rapidamente recaem sobre Dave e uma série de erros e mentiras impulsionam o romance em direção a um trágico desfecho. Enquanto lia o livro, eu refletia sobre essas questões importantes da dramaturgia e da literatura – algo que há tempos me incomoda. É quase sempre uma mentira que dá sentido às histórias. Assim é também em nossas vidas. Quantas vezes temos de mentir para escapar de situações embaraçosas?
O passado sombrio retorna
A partir de agora, haverá revelações, tanto do romance, quanto do filme. Continue se, como eu, não ligar para isso. A verdade nos liberta é um versículo do evangelho de João, talvez o mais importante de todo o livro sagrado para os cristãos. Jimmy é católico e a tragédia ocorre na véspera da primeira comunhão da filha dele com Annabeth. No filme, Annabeth revela uma certa antipatia por Katie, o que não transparece no livro, talvez porque o romance não dê tanta importância a esta personagem até o final.
Ao mesmo tempo, Celeste Boyle (vivida no filme por Marcia Gay Harden), está desconfiada que Dave, seu marido, é o assassino de Katie. Isso porque, ao chegar em casa na madrugada, Dave estava coberto de sangue. Para justificar a situação que chega em casa, Dave inventa uma história estapafúrdia. Segundo ele, teria sofrido uma tentativa de assalto e, na reação, feriu o assaltante.
Livro e filme têm pequenas diferenças
Quem acompanha o romance também não tem ideia do que acontece com Dave, pois é uma revelação que vemos apenas no final, mas que tem relação com a cena inicial. Não obstante, as suspeitas de Celeste crescem. Ela o abandona, tem medo da violência do pacato Dave, uma faceta que ela não conhecia. Isso também é algo que o filme não consegue esclarecer.
Na película, ela vai a Jimmy e fala de suas suspeitas. No romance, isso fica subentendido, mas a narração vai nos dizer que Jimmy era um bandido perigoso e muito inteligente. Pois ele era líder de uma gang de assaltantes e foi entregue à polícia pelo pai de Brendan Harrys (o namorado de Katie). Como vingança, Jimmy o mata e joga o corpo no rio que banha Boston e dá nome ao enredo.
Jimmy, então, quer vingar a morte de Katie e, na crença cega de que Dave é o assassino da filha, o executa. Ao mesmo tempo, Sean ouve novamente a gravação do pedido de socorro e reconhece a voz do garoto, o amigo de John Harrys, irmão de Brendan, que não fala. A perícia revela que a bala é igual a disparada pelo pai dos garotos, em um assalto ocorrido 15 anos antes. Sean, então, liga as duas situações e vai atrás do irmão de Brennan, que confessa ter matado Katie.
Pôster oficial do filme
No entanto, enquanto isso acontecia, Jimmy dava cabo de Dave. Descobrimos aí que Dave ainda sofre com as conseqüências do abuso sofrido quando criança e que tenta suprimir seus desejos pedófilos. Nessa luta percebemos um adulto, relacionado ao garoto, que vai ao carro e mata o criminoso, para depois esconder o corpo no porta-malas. Pois Dave não consegue enfrentar os seus próprios traumas e muito menos falar com a esposa a razão pela qual ele bate no homem até mata-lo.
Certamente porque Dave ainda percebe que o seu passado sempre será um eterno pesadelo em sua existência e na vida dos seus amigos.