|

Pesquisar
Close this search box.

CINEMA

Dia Internacional da Mulher: 11 filmes que mostram mulheres empoderadas

O Dia Internacional da Mulher existe para celebrar as conquistas femininas e escolhemos 11 filmes que mostram todo esse empoderamento feminino.

Estrelas Além do Tempo Dia Internacional da Mulher

Estrelas Além do Tempo é um excelente filme para O Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1909, quando a ativista Clara Zetkin pediu uma data para dar voz às mulheres do mundo, além de promover todas as demandas femininas por direitos iguais. Apesar da data existir há mais de um século, ainda levará mais de 131 anos para as mulheres alcançarem a paridade de gênero, de acordo com o Relatório Global de Diferenças de Gênero, de 2023.

Já faz tempo que o cinema procura mostrar toda a força e importância das mulheres no mundo, por isso grandes filmes já foram criados e aplaudidos em diversas salas de cinema. A lista é enorme e o Incansável Encantamento escolheu alguns filmes especiais para assistirmos no Dia Internacional da Mulher. Continue lendo!

O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Dia Internacional da Mulher O Sorriso de Mona Lisa

O público masculino teve Sociedade dos Poetas Mortos, com Robin Williams, mas as mulheres têm O Sorriso de Mona Lisa, com Julia Roberts. Esse filme gira em torno de Katherine Ann Watson, uma professora que ensina história da arte no prestigiado College University Wellesley. Isso acontece na década de 1950, quando o feminismo enfrentava as normas de gênero, mas também o enfrentava, pois isso significava ser uma mulher moderna. Katherine assume seu papel como professora, mas também desafia suas alunas a buscarem algo mais, do que apenas um simples casamento.

Thelma & Louise (1991)

Thelma & Louise Dia Internacional da Mulher

Thelma & Lousie é um filme clássico, estrelado por Susan Sarandon e Geena Davis, que interpretam duas amigas que fazem uma jornada inesquecível de autodescoberta, amizade e empoderamento. O roteiro de Thelma & Lousie sempre foi elogiado por seus temas feministas, portanto é um filme imperdível para qualquer mulher que busque inspiração, pois parece mais forte e ousado, apesar de ter sido lançado em 1991.

O filme não poderia faltar nessa lista para o Dia Internacional da Mulher, pois aborda temas que ainda são atuais e continuam atormentamando todas as mulheres. O final simbólico é aquele que você ama ou odeia. Pois não sabemos se Thelma e Louise estão finalmente livres, ou simplesmente mortas. Tudo vai depender do seu ponto de vista.

Mulher Rei (2022)

O que dizer de Viola Davis? Essa mulher é uma criatura da cinematografia contemporânea e produziu, junto com Cathy Schulman, Maria Bello e Julius Tennon, o épico Mulher Rei, cuja história segue os passos das famosas Agojie, mulheres guerreiras do reino do Daomé. 

Somos guiados por essas mulheres guerreiras através da guerra do Daomé contra o império de Oyo, bem na época que acontecia a pior fase da exploração dos europeus sobre a mão de obra escravizada. Nanisca (personagem de Viola) é forte, uma verdadeira filha do deus da guerra. Não há como não nos rendermos tanto à personagem, quanto à interpretação da atriz.

Pureza (2019)

Dia Internacional da Mulher Pureza

A incrível história real de uma mulher sertaneja, pobre, semianalfabeta, que vai em busca do filho e desvenda uma trama de redução de pessoas, à condição análoga de escravo. Dira Paes dá vida a essa mulher incrível, forte, arrojada e incansável. Mesmo encarando tudo e todos, ela segue lutando contra os obstáculos das autoridades, algumas envolvidas na produção agrícola baseada na mão de obra precarizada e explorada.

Além de Dira Paes, Mariana Nunes também brilha no papel da promotora de justiça que apoia e sustenta a luta de Pureza. Contada com sensibilidade e um olhar atento do diretor Renato Barbieri, a história emociona e transforma a nossa visão sobre o trabalhador explorado pelos rincões do nosso Brasil.

A Hora da Estrela (1985)

A Hora da Estrela Dia Internacional da Mulher

O filme é uma adaptação do romance da grande Clarice Lispector. Além disso, revelou ao Brasil a atriz Marcélia Cartaxo, que faz o papel principal. Dirigido pela incrível Susana Amaral, a adaptação tira do romance o tom narrativo e dá ao drama de Macabéa a verdadeira visão da menina pobre na cidade grande.

O romance é narrado em terceira pessoa, onde um romancista anônimo conta a história de Macabéa. No filme, por outro lado, a história é contada em primeira pessoa. É tudo muito comovente e sensível. A Hora da Estrela faz parte da retomada do cinema brasileiro da década de 1980.

Aquarius (2016)

Aquarius Dia Internacional da Mulher

Rodado em 2016, Aquarius é um filme franco-brasileiro, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e narra a luta de Clara para permanecer no prédio em que sempre viveu, mas que sofre com a especulação imobiliária na orla da praia de Boa Viagem. 

Cheio de memórias e sentimentos nostálgicos, acompanhamos a vida de Clara, desde que perdeu um peito para o câncer. Vemos essa sobrevivente, interpretada brilhantemente por Sônia Braga, enfrentar poderosos executivos de incorporadoras imobiliárias. Sônia simplesmente engole o pífio Humberto Carrão, no jogo cênico. O Filme chegou a ser indicado à Palma de Ouro do festival de Cannes, em 2016 e o elenco protagonizou um protesto político importante no Tapete Vermelho.

Anatomia de uma Queda (2023)

Anatomia de Uma Queda Dia Internacional da Mulher

Suspense dramático dirigido por Justine Triet, conta a história de um homem encontrado morto na porta do chalé em que vive com a mulher e um filho, que é deficiente visual. Sandra Hüller vive a escritora homônima, casada com Samuel Maleski, um medíocre e manipulador professor em crise. 

Sandra é uma mulher forte e enfrenta com galhardia um tribunal em que é acusada de ter empurrado Samuel. No final, ficamos em dúvida se foi suicídio ou homicídio, mas a tensão da relação e o abuso psicológico de Samuel sobre Sandra ficam muito explícito. A anatomia, no filme, não é só da queda, mas as neuroses de um homem em decadência. 

Estrelas Além do Tempo (2016)

Estrelas Além Do Tempo Dia Internacional da Mulher

Este filme romantiza a história real de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe). As três são cientistas do campo da matemática e vão trabalhar na Nasa, na época da corrida espacial. Os americanos estavam lutando para conseguir a equação adequada para fazer o foguete pousar na lua e retornar de volta na terra.

O título em inglês é mais apropriado para a história: Hidden Figures, porque essas mulheres negras foram as responsáveis por diversos avanços científicos, mas o pacto da branquitude as apagou das histórias, até o lançamento do filme. Aliás, esse filme conta uma história de brilho, mas não de ego, pois é uma história de luta e força de vontade, mas não de glória individual. Um filme imperdível.

Mulan (1998)

Mulan Dia Internacional da Mulher

O primeiro Mulan, criado em 1998, é melhor do que o filme em live action, de 2020, mas os dois contam a história de uma jovem corajosa que defende sua família e país. Mulan tem inspirado gerações de crianças e adultos desde o seu lançamento, em 1998. É um filme imperdível que oferece personagens femininas poderosas e mensagens valiosas de força e coragem. Com certeza um filme para assistirmos no Dia Internacional da Mulher, ou pelo menos uma vez por ano.

Frozen (2013)

Frozen Dia Internacional das Mulheres

Mas uma animação da Disney e essa é para as meninas do século XXI, que já nascem empoderadas. É por causa disso que o tema Frozen é o campeão em festas de aniversários. Espero que elas e as mães saibam que, durante muito tempo, as mulheres dos filmes da Disney foram completamente dependente dos homens. Com o tempo, a Disney deu pequenos passos para melhorar, mas Frozen, criado em 2013, fez os castelos da Disney, aqueles que as princesas esperavam seu príncipes na janela, ruirem em pedacinhos.

Pois nesse filme a diretora Jennifer Lee se tornou a primeira mulher a dirigir uma animação da Disney e, além disso, Frozen é a primeira animação a focar na irmandade e no amor familiar, em vez do romance.

Kill Bill (2003)

Kill Bill

Quem disse que as mulheres não podem ser guerreiras duras e impiedosas? Quentin Tarantino criou Kill Bill, com Uma Thurman, que é basicamente uma versão feminina de Bruce Lee, mas com uma katana, exatamente para isso. É por causa disso que Beatrix é uma das personagens femininas mais icônicas e memoráveis da história do cinema. Pois ela é a personagem principal desse filme de ação, que é liderado por uma mulher.

Kill Bill é criticado por apresentar uma noiva através das lentes de um olhar masculino, pois várias pessoas disseram que a mudança nas motivações de Beatrix Kiddotambém conhecida por Mamba Negra, a torna uma personagem menos tridimensional. Isso faz com que essa personagem retorne a um papel mais patriarcal. No entanto, também existem várias pessoas que acham esse filme empoderador, e tudo bem. Afinal, os filmes são uma forma de arte e toda expressão artística deve ser interpretada de maneiras diferentes.

Portanto, assista aos filmes que recomendamos e tire a sua própria conclusão, pois as mulheres são donas da própria vida.

Mais sobre arte e cultura em Incansável Encantamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *